| Article |
: Qualquer pessoa que gerencia um site, certamente usa algum sistema de estatística para medir diversas características de desempenho de seu site. Existem centenas de sistemas para tal uso por aí, como Google Analytics, pMetrics, SiteMeter, Webalizer, dentre muitos outros. São tantos números e variáveis, que faz com que fiquemos loucos: número de hits, page views, visitantes únicos (unique visitors), visitantes, referências, palavras-chave, e muito mais. Vemos bastante em fóruns e listas de discussão muita gente dizendo que o blog de Fulano tem mais de 1000 visitas por dia, ou que o site de Beltrano recebe quase 100 mil page views por mês. Qual desses itens é o mais importante para medir a audiência de um site? É isso que eu tentarei explicar para vocês. Meu foco é mostrar a diferença entre Hits, Page Views, Visitantes Únicos e Visitantes, pois são os itens mais utilizados e os que causam mais confusão. Quem são cada um deles?- Hits: sempre que servidor enviar um arquivo para o navegador - quando um visitante solicita uma página, por exemplo - essa ação é gravada no arquivo de log do servidor como um Hit. Hits são gerados toda vez que um elemento de uma página é solicitado, incluindo gráficos, texto e elementos interativos. Se uma página que possua duas imagens for vista por um usuário, três hits serão gravados - um para a página em si e um para cada imagem. Webmasters usam os hits para medir a carga de seus servidores. Como a qualidade do design das páginas varia muito, o número de hits não é interessante para a medição de tráfego.
- Page Views: é o número de vezes que um usuário solicita uma página que talvez contenha um anúncio (banner). Indica o número de vezes que um anúncio foi potencialmente visto, ou foi impresso. Se os usuários desabilitarem a opção de exibição de imagens em seus navegadores - alguns o fazem para aumentar a velocidade de carregamento das páginas - o número de page views pode diminuir drasticamente.
- Visitantes Únicos: é o número de visitantes individuais diferentes que visitam seu site em um período específico de tempo. Para identificar os visitantes únicos, também conhecidos como Unique Visitors, diversos métodos são utilizados pelos sistemas de estatística.
- Visitantes: é uma sequência de solicitações feitas por um usuário em um site. Se um visitante não fizer solicitações por um período de tempo, superando o período de time-out (tempo de expiração), sua a próxima solicitação será considerada uma nova visita. Ou seja, se o visitante permanecer inativo no site por um período de tempo superior ao tempo de expiração - normalmente 30 minutos - a próxima solicitação feita por ele será considerada como uma nova visita.
Qual deles eu devo dar mais atenção?- Audiência: se você estiver preocupado com a audiência de seu site, dê atenção aos Visitantes Únicos. No Google Analytics, por exemplo, é possível observar a fidelidade de seu visitantes, ou seja, dos visitantes de seu site, quem costuma voltar para ler sobre outras coisas e quantas vezes esses visitantes costumam retornar para o seu site. Vou repetir algo que digo sempre para as pessoas e que considero muito importante para o sucesso de um negócio, seja ele qual for: preocupe-se com seus clientes. Conquiste-os. Torne-os fiéis ao seu negócio. Se você conseguir isso, certamente seu negócio será um sucesso.
- Publicidade: se você realmente se interessa em estudar o desempenho de seu site e do conteúdo publicitário que contém nele, como os banners do Adsense, dê atenção às Page Views. São elas que ditam o que pode ou não acontecer com as peças de publicidade presentes em seu site. Quanto maior o número de page views, maior a probabilidade de retorno do material de publicidade. O número de page views está relacionado ao número de visitantes que o seu site recebe. Porém, vai um pouco mais além. Quanto mais páginas o visitante acessar em seu site, maior será o número de page views e, conseqüentemente, maior será o número de impressões dos banners de publicidade. Portanto, voltando à fidelização de clientes, faça com que os seus visitantes permaneçam em seu site por mais tempo. Ofereça a eles uma referência sobre outros assuntos que estejam ligados ao assunto que ele está acessando, por exemplo, artigos relacionados.
- Hits: embora não seja um item que possa ser usado como forma de medição de audiência ou de tráfego, o número de hits pode determinar um fator importante em seu site: o seu desempenho. Faça uma análise do número de hits de seu website em períodos de tempo. Se você observar um aumento considerável do número de hits, verifique o que pode estar ocasionando isso. Como o número de hits relaciona-se com todos os elementos de uma página (a página em si, imagens, vídeos, arquivos de áudio, etc), um grande aumento no número de hits pode indicar que seu site está pesado. Isso pode ocasionar em lentidão no carregamento de suas páginas. É muito importante manter o seu website com um bom desempenho.
- cadudecastroalves.com
|